Quarta, 11 de Novembro de 2026
16°C 27°C
São Paulo, SP
Publicidade

MP estabelece novas regras para o SIM Digital

Programa oferece crédito para os empreendedores individuais

Por: Redação Fonte: Agência Brasil
29/03/2022 às 10h40
MP estabelece novas regras para o SIM Digital
© Tânia Rêgo/Agência Brasil

O governo federal publicou hoje (29) a Medida Provisória (MP) 1.110/22 com novas regras para o Programa de Simplificação do Microcrédito Digital para Empreendedores, conhecido como SIM Digital. A MP também altera as datas de recolhimentos de contribuições previdenciárias, como a do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

O SIM Digital é um programa de oferta de crédito para os empreendedores individuais. A medida provisória altera as regras de uma MP anterior com o objetivo de dar "maior segurança jurídica" e corrigir possíveis erros materiais no texto anterior, “com o intuito de que o escopo pretendido pelo SIM Digital e demais procedimentos seja atingido de forma clara e eficiente”.

Entre as alterações, está a que as carteiras comerciais de operações de crédito contratadas por meio de instituições financeiras participantes do SIM Digital poderão dispor de instrumentos de garantia mantidos por fundos garantidores de operações de microfinanças. As regras para a utilização das garantias seguirão o disposto nos regulamentos dos fundos.

A MP define ainda que o cotista, ou seus agentes públicos, não responderão por qualquer obrigação ou eventual prejuízo do fundo garantidor, salvo o cotista, pela integralização das cotas que vier a subscrever.

Continua após a publicidade
Anúncio

FGTS

Em relação ao FGTS, a MP traz novas datas para o pagamento dos encargos trabalhistas, especialmente para o empregador doméstico. De acordo com o texto, a arrecadação dos encargos trabalhistas de responsabilidade do empregador doméstico quanto ao seu empregado deverá ocorrer até o dia 20 de cada mês. Apenas o salário deverá ser pago até o dia 7 de cada mês.

“A produção de efeitos das novas datas dos recolhimentos dos encargos trabalhistas pelo empregador doméstico passará a valer somente quando da data de início da arrecadação por meio da prestação dos serviços digitais de geração das respectivas guias”, informou a Secretaria-Geral da Presidência da República.

Continua após a publicidade
Anúncio
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
São Paulo, SP
26°
Tempo limpo
Mín. 16° Máx. 27°
27° Sensação
12.96 km/h Vento
61% Umidade
50% (0.26mm) Chance chuva
05h15 Nascer do sol
18h25 Pôr do sol
Quinta
28° 17°
Sexta
28° 18°
Sábado
29° 18°
Domingo
30° 19°
Segunda
24° 19°
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,56 -0,42%
Euro
R$ 6,17 -1,07%
Peso Argentino
R$ 0,00 -2,94%
Bitcoin
R$ 438,100,50 +0,62%
Ibovespa
172,233,55 pts 0.52%
Enquete
Nenhuma enquete cadastrada
Publicidade
Lenium - Criar site de notícias